728x90 AdSpace

plantas medicinais

Últimas

terça-feira, 28 de abril de 2015

Tratamento Natural das Enxaquecas

Tratamento Natural das Enxaquecas

As enxaquecas são dores de cabeça intensas e graves, que afetam milhões de pessoas e que são mais comuns nas mulheres do que nos homens. As enxaquecas podem ser esmagadoras e debilitantes, afetando a sua qualidade de vida.
Para algumas pessoas, a enxaqueca é precedida ou acompanhada de um aviso ou sinal sensorial, chamado aura, que se caracteriza por flashes de luz, linhas onduladas, pontos cegos ou formigueiro nos braços ou pernas. As crises de enxaqueca podem durar apenas alguns minutos ou continuar durante vários dias. Os episódios pode variar em frequência a partir de várias vezes numa semana, a uma vez a cada poucos anos. Tipicamente, a intensidade e frequência das enxaquecas diminui com a idade.
Acredita-se que as enxaquecas podem ser causadas por alterações do sistema nervoso (afetando o trajeto do nervo trigémeo) e por desequilíbrios nos neurotransmissores (produtos químicos no cérebro), como a serotonina, que desempenha um papel regulador para as mensagens de dor que seguem por esta via. Durante uma enxaqueca, os níveis de serotonina caem. Os investigadores acreditam que isso faz com que o nervo trigémeo liberte substâncias chamadas neuropeptídeos, que viajam para o revestimento externo do cérebro (meninges) e fazem com que os vasos sanguíneos fiquem dilatados e inflamados. O resultado disso é a dor de cabeça.
Houve muitos avanços no tratamento das enxaquecas. Existem medicamentos que podem eliminar a dor de cabeça, e vários produtos naturais que podem reduzir a gravidade e a frequência das dores de cabeça. As mudanças de estilo de vida, como referido abaixo, também podem ser muito úteis.
A enxaqueca começa geralmente de um dos lados da cabeça (o nome “enxaqueca” vem da palavra grega hemikrania, ou seja, “metade do crânio”). A enxaqueca também pode afectar a cabeça inteira, incluindo a área do seio.
 
Sinais e Sintomas
• Náuseas e/ou vômitos;
• Sensibilidade à luz e ao som;
• Dor severa, que pode ser latejante ou pulsante, geralmente num dos lados da cabeça;
• Distúrbios visuais que precedem ou acompanham a dor de cabeça.
A enxaqueca normalmente dura entre 4 a 72 horas, mas pode desaparecer mais rapidamente com o tratamento.
Algumas pessoas experimentam uma aura de 15 a 30 minutos antes de começar a dor de cabeça. A aura pode causar flashes de luz, alterações na visão (linhas onduladas e pontos cegos), formigueiro e sensação de alfinetes e agulhas num braço ou perna e, menos frequentemente, fraqueza ou dificuldade em falar. Várias horas ou um dia antes da dor de cabeça, algumas pessoas experimentam um pródromo: sentimentos de euforia e energia intensa, desejos de doces, sede, sonolência, irritabilidade ou depressão.

Factores de Risco
• Idade: a enxaqueca é mais comum entre os 20 e os 55 anos;
• História familiar;
• Sexo: as mulheres são três vezes mais propensas a ser afetadas.
A enxaqueca pode ser accionada pelo seguinte:
• Luzes brilhantes ou brilho do sol;
• Mudança do clima (humidade);
• Alimentos: álcool, queijos envelhecidos, ovos, fermento, chocolate, aspartame, cafeína, glutamato monossódico, alimentos fermentados, em conserva ou marinados;
• Alterações hormonais: nas mulheres, a enxaqueca geralmente começa por volta do início da menstruação e ocorre antes ou durante o período, podendo ficar melhor ou pior com a gravidez ou a menopausa; o uso de pílulas anticoncepcionais pode piorar a enxaqueca;
• Falta de sono;
• Medicamentos: estrogênio, medicamentos para a pressão arterial, anti-histamínicos e descongestionantes;
• Cheiros: perfumes, flores, fumos e odores químicos fortes, como gasolina ou diluente;
• Stress: emocional (preocupação) ou físico (exercício intenso).

Recomendações dietéticas
Alimentos a incluir:
• Beba muita água (a desidratação pode causar dor de cabeça);
• Faça refeições pequenas e frequentes – saltar refeições pode causar queda dos níveis de açúcar no sangue, o que pode desencadear uma enxaqueca;
• O peixe (salmão, cavala e arenque) contém ácidos gordos Ómega-3, o que pode ajudar a prevenir as enxaquecas;
• O chá de gengibre pode ajudar a reduzir a náusea que acompanha a enxaqueca;
• Os cereais integrais, as nozes, as sementes e os vegetais de folhas verdes contêm boas fontes de magnésio, que pode ajudar a prevenir as enxaquecas.

Alimentos a evitar:
• Aditivos alimentares, conservantes e corantes podem desencadear enxaquecas (ácido benzóico, tartrazina);
• A fenilalanina, que é encontrada no MSG, o aspartame e os nitratos (cachorros-quentes e produtos de charcutaria), são despoletadores frequentes;
• O sódio também pode ser um despoletador. Limite os alimentos ricos em sal (salgadinhos, produtos de charcutaria) e evite usar o saleiro;
• Os alimentos açucarados (doces e refrigerantes) e os hidratos de carbono com alto índice glicêmico (pão branco, arroz e cereais refinados) podem causar mudanças rápidas de açúcar no sangue, o que pode desencadear uma dor de cabeça;
• A tiranina, que se encontra no queijo, chocolate, produtos de charcutaria, peixe fumado, vinho, salsichas, creme de leite, alimentos fermentados e vinagre é um despoletador frequente da enxaqueca.

Experimente uma dieta de eliminação para determinar se a sensibilidade alimentar está a provocar a sua enxaqueca (ver Anexo D).

Sugestões de estilo de vida
• Durma as horas de sono sono adequadas (sete a nove horas por noite);
• Reduza o stress com yoga, exercícios de respiração, meditação e massagem. O biofeedback também é útil para aliviar as enxaquecas. Esta técnica de relaxamento usa um equipamento especial para ensinar a monitorizar e controlar certas respostas físicas, tais como a tensão muscular;
• Pratique exercício físico regular para ajudar a prevenir enxaquecas. Faça atividades de intensidade moderada (caminhada, natação e ciclismo) e aqueça lentamente, porque a atividade súbita e intensa pode provocar uma dor de cabeça;
• A acupunctura pode ajudar a aliviar a dor de cabeça;
• Durante uma enxaqueca, vá para um quarto escuro e silencioso e aplique uma bolsa de gelo envolto numa toalha na parte de trás do seu pescoço e cabeça, durante 10 a 15 minutos.

MANTENHA UM DIÁRIO
Manter um diário das suas enxaquecas pode ajudar a identificar aquilo que as provoca. Tome nota quando as suas dores de cabeça começam e quanto tempo duram. Anote o que comeu nesse dia e qualquer factor que você sinta que possa ter provocado o evento, tal como stress, reacção a um cheiro ou luz. Além disso, observe o que você tomou para aliviar a sua dor de cabeça. Esta informação será também útil para o seu médico, para determinar a estratégia de tratamento.

Suplementos Recomendados
Carrapicho: Reduz a inflamação e os espasmos nos vasos sanguíneos cerebrais. Dois estudos demonstraram que reduz significativamente a frequência das crises de enxaqueca.
Dosagem: 75-100 mg, duas vezes ao dia com as refeições. Procure um produto padronizado para conter pelo menos 15% de petasins, o principal ingrediente activo.
Matricária: Vários estudos têm demonstrado que pode reduzir a gravidade e a frequência das enxaquecas. Pode funcionar por modulação da libertação de serotonina e reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no cérebro.
Dosagem: Tome um produto que forneça 0,25 a 0,50 mg de partenolídeo (componente ativo), duas vezes ao dia. Poderá demorar entre quatro a seis semanas para notar alguns benefícios.
Evite este suplemento se tiver alergia a tasninha.
Magnésio: As pessoas com enxaqueca têm frequentemente níveis baixos de magnésio, o que pode levar a espasmos da artéria cerebral e aumentar a libertação de substâncias que causam dor. Três estudos descobriram que os suplementos de magnésio podem reduzir significativamente as crises de enxaqueca. Pode ser particularmente útil na prevenção da enxaqueca menstrual.
Dosagem: 100-200 mg, três vezes ao dia com as refeições.

Suplementos Complementares
Óleos de Peixe: Reduzem a inflamação e os espasmos dos vasos sanguíneos e suportam a função saudável do cérebro.
A pesquisa preliminar demonstra que os suplementos podem reduzir a frequência e a gravidade das enxaquecas.
Dosagem: 1 g de EPA e DHA, três vezes ao dia.
5-HTP: Aumenta os níveis de serotonina e foi demonstrado que diminui a frequência e a severidade
das enxaquecas.
Dosagem: 200-300 mg duas vezes ao dia.
Vitamina B2 (Riboflavina): Reduz visivelmente a frequência e a gravidade das enxaquecas.
Dosagem: 400 mg por dia, a tomar num conjunto de vitaminas do complexo B.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Para gerir e ajudar a prevenir as enxaquecas, tenha em consideração o seguinte:
1. Faça refeições pequenas e frequentes e inclua mais cereais integrais, nozes, sementes e peixe na sua alimentação. Beba muitos fluidos. Experimente o chá de gengibre para aliviar as náuseas.
2. Durma as horas de sono adequadas, pratique exercício físico regularmente e reduza o stress.
3. Mantenha um diário das suas enxaquecas para identificar e evitar aquilo que as provoca.
4. Quando sofrer uma enxaqueca, use compressas frias na cabeça e no pescoço, e descanse num
quarto escuro, e só utilize medicamentos se for necessário.
5. Para a prevenção das enxaquecas, experimente carrapicho, matricária e magnésio.
  • Comentários do Blog
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Avaliado item: Tratamento Natural das Enxaquecas Descrição: Classificação: 5 Revisado por: weriton