A melhor maneira de usufruir o máximo das propriedades funcionais do fruto é consumi-lo integralmente.Polpa e casca devem ser consumidos, pois apresentam nutrientes essenciais para uma dieta saudável. E as sementes? Podem ser engolidas, somando mais fibras ao cardápio diário.
Muito saudável
A marcante presença de vitamina C tem um papel importante no sistema imunológico, no favorecimento da cicatrização de feridas e na otimização da absorção de ferro. E tem mais: suas vitaminas do complexo B participam do metabolismo energético, mantêm a saúde do sistema nervoso e evitam neuropatias – como depressão, estresse e ansiedade – por auxiliarem na formação de serotonina (o hormônio do bem-estar).
Retarda o envelhecimento
A potente ação antioxidante do fruto se deve à presença da já citada vitamina C, assim como das quercitinas e antocianinas. Estes últimos são flavonoides poderosos no combate aos radicais livres que causam o envelhecimento celular e da pele. A antocianina protege e estimula a renovação dos tecidos ricos em colágeno (responsável pela firmeza e elasticidade da pele e das paredes das artérias, conferindo proteção contra a aterosclerose). Ela, também, turbina o sistema imunológico, tem propriedades anticancerígenas e protege as células cerebrais,auxiliando a memória.
Ossos mais rígidos
Apresenta quantidade de cálcio considerável, cuja importância está relacionada às funções que desempenha na mineralização óssea, principalmente na saúde dos ossos,desde a formação, manutenção da estrutura e da rigidez do esqueleto
Coma à vontade
Não existe um limite de ingestão. Recomendam-se uma ou duas xícaras de chá por dia. A melhor forma de ingeri-la é fresca e mais próxima da sua colheita. Sempre se perde um pouco de vitaminas e fibras ao fazer sucos. Se não for incômodo para você, evite coar para aproveitar o máximo de nutrientes.
Rica em fibras
Mais que a antocianina, a casca também possui uma fibra solúvel chamada pectina, que é auxiliar no controle do colesterol, reduz a absorção de gorduras no intestino (menos colesterol, menos risco de cálculos biliares e doenças cardiovasculares) e promove a desaceleração da absorção dos alimentos (assim, terá nível de glicose no sangue próximo da normalidade, prevenindo o diabetes e a obesidade).Além de ajudar na desintoxicação orgânica, pois atua na remoção das toxinas e dos metais pesados.
0 comentários:
Postar um comentário