728x90 AdSpace

plantas medicinais

Últimas

terça-feira, 12 de maio de 2015

EVITANDO TOXINAS NOS ALIMENTOS

Veja como tirar da sua dieta elementos químicos que causam doenças como câncer

VEJA COMO TIRAR DA SUA DIETA ELEMENTOS QUÍMICOS QUE CAUSAM DOENÇAS COMO CÂNCER

Alguns alimentos podem fazer muito mal para saúde, mas só por causa da presença de algum tipo de toxina. Diariamente somos expostos a dezenas, talvez centenas, de produtos químicos e os efeitos desses vários contatos podem ser nada saudáveis. Confira alguns métodos de se livrar essas toxinas na sua dieta ou minimizar seus efeitos:

PESTICIDAS

De veneno para ratos ou insetos a sprays para deixar suas plantas mais verdes, os pesticidas incluem várias substâncias químicas. Algumas interferem no sistema nervoso de insetos, outros desequilibram os hormônios de plantas e animais. Dessa forma, não surpreende que a exposição a esses elementos possam afetar células nervosas e outras do organismo, causando até câncer, entre outros problemas.
Como evitar os pesticidas?
  • Faça sua horta: é simples cultivar suas próprias ervas e vale a pena fazer! Um estudo de 2011 revelou que o coentro muitas vezes é misturado a resíduos de pesticidas.
  • Use orgânicos: compre frutas e legumes orgânicos, especialmente aqueles com os mais altos resíduos de pesticidas (maçãs, alface, uvas e morangos). Apesar de mais caro, eles são cultivados sem a presença de agrotóxicos.
  • Lave muito bem todos os legumes, frutas e hortaliças antes de armazenar ou preparar.

DIOXINAS

As dioxinas são uma família de produtos químicos conhecidos por terem propriedades cancerígenas. São liberadas por combustão em processos industriais, vulcões, incêndios florestais e outras queimadas. Mas a maior parte da exposição ao homem (90%, segundo estudos) é através da comida, principalmente carne, laticínios, peixe e marisco. Isso porque as dioxinas se acumulam na gordura.
O que fazer para evitar dioxinas?
  • Remova gordura das carnes antes de preparar e escolha produtos lácteos com baixo teor de gordura.
  • Faça uma dieta equilibrada, com abundância de frutas, legumes e grãos, para evitar a exposição demasiada de qualquer fonte (por exemplo, carne e laticínios).

ÁGUA DE TORNEIRA

Bebemos água para nos mantermos hidratados e eliminar as toxinas do corpo. Mas a água da torneira pode estar, na verdade, levando mais elementos químicos para o organismo. Análises mostram que pode haver a presença de pesticidas e alguns outros produtos químicos na água encanada, apesar de ela ser tratada.
Como melhorar sua água?
  • Simples: filtre ou ferva a água que for usar para ingestão ou preparo de alimentos.

MERCÚRIO

A exposição mais comum ao mercúrio, que é ao mesmo tempo natural e artificial, é de comer peixe contaminado. Outras fontes: lâmpadas fluorescentes compactas (LFC), obturações de prata e baterias. Em altas doses, o mercúrio pode prejudicar o sistema nervoso, coração, pulmões, rins e sistema imunológico, mesmo em níveis baixos, isso pode afetar os cérebros das crianças.
O que fazer para evitar mercúrio?
Consulte os avisos de peixe emitidos por seu departamento de saúde local. O limite tolerável, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS) é de 0,5mg de mercúrio por quilo de peixe/fruto do mar, para quem consome cerca de 400g do alimento por semana. Para grávidas, mulheres em lactação e crianças o consumo de peixe por semana deve ser reduzido.
  • Comentários do Blog
  • Comentários do Facebook

0 comentários:

Postar um comentário

Avaliado item: EVITANDO TOXINAS NOS ALIMENTOS Descrição: Classificação: 5 Revisado por: weriton