As doenças causadas por alimentos contaminados produzem principalmente sintomas como vômitos, diarreia e inchaço abdominal, porém podem variar de acordo com o micro-organismo que está se desenvolvendo no alimento.
Normalmente, estes alimentos são fáceis de identificar, pois apresentam cor, cheiro ou sabor alterados, no entanto, em alguns casos os micro-organismos podem não alterar as características do alimento, tornando mais difícil identificar se o produto se encontra contaminado.
Para evitar a contaminação dos alimentos é recomendado comprá-los sempre frescos, guardá-los lavados na geladeira, especialmente no caso de frutas ou legumes, e cozinhá-los completamente. Já no caso de alimentos industrializados deve-se consumir o produto sempre antes da data de validade.
Principais doenças causadas por alimentos contaminados
As 3 principais doenças causadas por alimentos contaminados por microrganismos incluem:
1. Alimentos contaminados por Salmonella
Os alimentos contaminados por Salmonella podem causar o surgimento de sintomas, como náuseas, vômitos, dores abdominais, diarreia, febre acima de 38º, dores musculares e dor de cabeça, entre 6 horas até 3 dias após a sua ingestão.
Principais fontes de contaminação: carne de vaca, aves ou produtos feitos com ovos, mal cozinhados ou guardados a temperatura muito quente, por exemplo.
2. Alimentos contaminados por Bacillus cereus
Os alimentos que se encontram contaminados por Bacillus cereus podem levar ao desenvolvimento de sintomas como náuseas, diarreia, vômitos intensos e cansaço excessivo, até 16 horas após comer.
Principais fontes de contaminação: carnes, leite, arroz e vegetais cozinhados, mas que são guardados a temperaturas pouco adequadas ou reaquecidos em pouco tempo.
3. Alimentos contaminados por Escherichia coli
Os sintomas provocados por alimentos contaminados por E. coli variam de acordo com o tipo da bactéria que se encontra no alimento, no entanto, os mais comuns incluem:
Tipos de E. colino alimento | Sintomas provocados pela contaminação |
E. colienterohemorrágica | Dor abdominal intensa, sangue na urina e diarreia líquida seguida de fezes com sangue, 5 a 48 horas após a ingestão. |
E. colienteroinvasiva | Febre acima de 38º, diarreia aquosa e dor abdominal intensa, até 3 dias após comer o alimento. |
E. colienterotoxigênica | Cansaço excessivo, febre entre 37º e 38º, dor abdominal e diarreia líquida. |
E. coli patogênica | Dores abdominais, vômitos frequentes, dor de cabeça e náuseas constantes. |
Principais fontes de contaminação: alimentos mal cozinhados, como carne mal passada ou salada, ou preparados com poucos cuidados de higiene, como não lavar as mãos, por exemplo.
Doenças causadas por alimentos contaminados por agrotóxicos
As doenças causadas por alimentos contaminados por agrotóxicos são, principalmente, câncer, infertilidade e outras alterações em glândulas que produzem hormônios, como a tireoide, por exemplo.
Os agrotóxicos encontram-se em pequenas quantidades nos alimentos e vão se acumulando no organismo e, por isso, apesar de normalmente não provocar doenças imediatamente depois de comer os alimentos, estão envolvidos na origem má absorção de nutrientes e de doenças degenerativas, como alguns tipos de câncer, por exemplo.
Quando os alimentos estão contaminados com agrotóxicos ou metais pesados, como mercúrio ou alumínio, não é possível ver ou sentir nenhuma alteração. Para saber se estes alimentos estão próprios para consumo é necessário saber a sua origem e conhecer a qualidade da água ou da terra onde foram cultivados ou criados.
Doenças causadas por alimentos estragados
As doenças causadas por alimentos estragados acontecem principalmente quando passam do prazo de validade, no caso de produtos industrializados ou quando o manipulador de alimentos não lavou as mãos ou utensílios corretamente.
Embora em parte das vezes não seja possível identificar se os alimentos estão estragados, como no caso da salmonelose, em grande parte das vezes estes ficam com a cor, cheiro ou sabor alterados.
O que fazer em caso de intoxicação alimentar
A ingestão de alimentos estragados ou contaminados com microrganismos provocam intoxicações alimentares, causando sintomas como vômito, diarreia e mal-estar geral que são facilmente tratados bastando hidratar o paciente com água, soro caseiro e sucos, assim como fazer uma alimentação leve com sopa e canja, por exemplo.
0 comentários:
Postar um comentário